O URV Guepardo, novo utilitário off-road brasileiro desenvolvido pela Adventures Off Road, entrou em pré-venda em 2023. Fabricado pela montadora cearense formada por ex-engenheiros da Troller, o inédito veículo será vendido em versões com dois ou quatro lugares.
A versão de dois lugares, chamada de Guepardo G-200, tem preço a partir de R$ 235 mil, enquanto o Guepardo G-400, com quatro assentos, custa R$ 245 mil.
Motor Volkswagen e estrutura robusta
Ambos Guepardos são equipados com o mesmo motor, o EA111 1.6 8V a gasolina, quatro cilindros, da Volkswagen, com 101 cv de potência e 15,3 kgfm de torque. No Guepardo, ele trabalha acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
Com carroceria feita de resina de poliéster reforçada com fibra de vidro, o Guepardo traz faróis e lanternas em LED e uma estrutura da cabine tubular em aço de alta resistência.
O modelo traz ainda proteções extras com piso em chapa de alumínio e sistema de arrefecimento superior, na traseira, para prevenir perda de desempenho devido à lama e eventuais choques frontais do veículo.
Customização e opcionais
O novo modelo off-road feito no Brasil é vendido em três opções de cor: laranja, verde ou prata. Ambas as versões do Guepardo são calçadas com rodas de liga leve aro 15 e pneus de uso misto. Os freios são a discos nas quatro rodas. O veículo com 38 cm de vão livre do solo ainda usa amortecedores de alta performance.
Entre os recursos fora de estrada, além da tração integral, o Guepardo vem de série com diferencial traseiro com bloqueio mecânico. Opcionalmente, o URV pode vir com bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro.
Kit turbo e sistema de intercomunicação
O URV pode receber um kit turbo para o motor, que eleva a potência do utilitário feito no Nordeste para 121 cv. O modelo também pode vir equipado com um sistema de intercomunicação com outros Guepardos (G-COM). A empresa também vende à parte, capacetes com microfones exclusivos para o modelo fora de estrada.
Por se tratar de um veículo recreacional e com proposta fora de estrada, o preço do Guepardo desconsidera alguns equipamentos totalmente básicos para quem busca um carro off-road tradicional.
Na lista de opcionais do URV constam itens como: para-brisa dianteiro, kit ar-condicionado, para-lamas dianteiro e traseiro, para-choque dianteiro de impulsão, para-choque traseiro e um teto solar fechado.
Tem até central multimídia
Completo, o Guepardo de dois lugares sobe para R$ 270.310, e o de quatro assentos pula para R$ 280.310. Sem preço divulgado, outros equipamentos, como retrovisor interno, central multimídia com tela de 9 polegadas, ganchos de reboque e câmera de ré, também podem ser adquiridos à parte.
Ainda em fase final de desenvolvimento, o URV Guepardo com o DNA da extinta Troller, já recebeu mais de 70 encomendas pelo site da montadora. Os primeiros compradores do Guepardo devem começar a receber seus veículos no decorrer de 2024.
Ficha técnica – Guepardo G-400
- Motor: EA 111 1.6, 4 cilindros, sistema de injeção eletrônica, refrigeração líquida
- Potência máxima: Aspirado: 101 cv a 5.250 rpm/Turbo: 121 cv a 5.250 rpm
- Torque máximo: Aspirado: 15,3 kgfm a 2.500 rpm/Turbo: 18,4 kgfm a 2.500 rpm
- Transmissão: Manual de 5 marchas e uma marcha à ré
- Tração: integral nas quatro rodas
- Suspensão: Dianteira com braços duplos A e barra estabilizadora com curso de 185 mm/Traseira com tensores longitudinais e barra estabilizadora com curso útil de 255 mm
- Amortecedores: Dianteiro de competição FXP-272 com 2 molas e 15 polegadas de curso/Traseiro de competição FXP-273 com 2 molas e 12 polegadas de curso
- Pneus: 255/75 aro 15
- Rodas: de liga leve – 15×7 pol. aro 15 (4×100)
- Freios: discos duplos ventilados nas quatro rodas
- Peso seco: 1.200 kg
- Dimensões: 4,2 m (C); 1,90 m (L); 1,87 m (A) e 3,41 m de entre-eixos
- Altura livre do solo: 38 cm
- Tanque de combustível: 40 L
- Consumo: não divulgado
Link da fonte: https://www.otempo.com.br/autotempo/urv-guepardo-inedito-off-road-brasileiro-entra-em-pre-venda-veja-o-preco-1.3309493