Veículo off-road foi desenvolvido no Ceará por ex-engenheiros da Troller

Veículo terá versões de dois e quatro lugares

O Guepardo, o novo aventureiro nacional para enfrentar qualquer terreno, está chegando. O veículo da Adventures Off-Road, do Ceará, foi desenvolvido por ex-engenheiros da Troller e está na fase final de testes. Com versões de dois e quatro lugares, será o primeiro modelo do seu segmento com ar condicionado.  O preço do Guepardo não foi divulgado e o lançamento deverá ocorrer  em setembro com a pré-venda para o público.

O novo Guepardo é um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário) para rodar em qualquer terreno. O diretor geral e idealizador da Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, explica que o veículo tem as características de um automóvel com motor convencional e transmissão manual.

Motor turbo, câmbio manual e tração 4×4

O URV compete nos segmentos de utilitário esportivo, buggy, quadriciclo redesenhado (UTV) e jipe, embora não emplacado, pois roda em locais fechados como fazendas e trilhas. Segundo a montadora, o Guepardo possui todas as características de um veículo off-road com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em pisos pavimentados.

O conjunto propulsor do Guepardo combina o motor Volkswagen 1.6 turbo de 121 cv e força (torque) de 18,45 kgfm como câmbio manual de cinco marchas e a tração integral 4×4. 

O veículo pesa 1.250 quilos e o tanque de combustível tem capacidade de 40 litros.

Protótipo em testes no interior do Ceará

Os testes finais do protótipo ocorrem no interior e litoral do Ceará e também em pista de Minas Gerais. Os primeiros veículos deverão estar prontos no início de setembro.

“A suspensão é a alma de um URV”

ENGENHEIRO MOACIR BRAGA

Os quatro ex-engenheiros da Troller, Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, acreditam que o mercado do segmento do segmento do novo URV é bom e que o lançamento do veículo surpreenderá pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista os que existe hoje à venda e são importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).

Montadora garante baixo custo de manutenção

Qualidade e segurança

– Os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo – destaca o engenheiro Moacir Braga. 

O motor Volkswagen turbo, segundo Moacir Braga, tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão reforçada para qualquer terreno foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo.

Traseira alta com aerofólio na extensão do teto

Com 25 anos de experiência na área de Engenharia Automotiva, dois quais 23 na Troller, Braga foi  o responsável pela engenharia veicular, concepção de protótipos, processos de validação e testes na extinta marca que teve as atividades encerradas com a decisão da Ford e suspender a produção de veículos no Brasil.

Testes validam desempenho, robustez e qualidade

O engenheiro mecânico Thiago Holanda atuou de 2009 a 221 na Troller e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha. Já o engenheiro elétrico Alexandre Frota entrou a Troller em 2009. Especialista na integração de sistemas elétricos no veículo, participou do primeiro T4 Ford/Troller e a modernização do veículo em 2014. 

A equipe de desenvolvimento do Guepardo é completada pelo engenheiro de projetos automotivos,  Carlos Renato que atua no setor por mais de 20 anos e também participou da modernização do Troller. 

Link da fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/carros/sobre-rodas/noticia/2023/07/guepardo-o-novo-aventureiro-nacional-para-qualquer-terreno-esta-chegando-clkm4aa05008v01793coib82u.html