Inicialmente serão produzidas 50 unidades por mês
O Brasil vai ganhar um novo veículo off-road: o Guepardo. A Adventures Off Road, nova marca de veículos do Ceará, prevê que até setembro próximo as primeiras unidades estejam prontas para o início da pré-venda ao público. Inicialmente serão produzidas 50 unidades por mês.
O off-road Guepardo é um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário). Ele terá opções de 2 e 4 lugares. Também será o primeiro da categoria a oferecer ar-condicionado como item opcional. O preço não foi revelado.
Ele será equipado com o motor EA111 Volkswagen 1.6, turbo, a gasolina, com potência de 121 cv a 5250 RPM e torque de 181 Nm a 2500 RPM, acoplado a um câmbio manual com 5 marchas, mais a ré. O tanque tem capacidade de 40 litros. O veículo pesa 1.250 kg.
O motor Volkswagen turbo tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo. “A suspensão é a alma de um URV”, explica o engenheiro Moacir Braga, um dos quatro sócios do diretor geral da empresa, Clauder Ciarlini. Os outros são Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato.
Os quatro são ex-engenheiros da montadora Troller e fazem parte da equipe que está aprimorando e finalizando o protótipo para testes, tanto no litoral do Ceará, como no interior. E vão fazer testes também em pistas no interior de Minas Gerais.
Eles acreditam que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Polaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá). “Os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo”, afirmou Moacir Braga.
O diretor geral da empresa, Clauder Ciarlini, explica que o veículo se diferencia dos UTVs por ser mais sofisticado. Segundo ele, o veículo é um automóvel, enquanto os UTVs são quadriciclos redesenhados. “A motorização e transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado é com transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes”, explica.
FICHA TÉCNICA
Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina
Potência: 121 cv a 5250 RPM
Torque: 181 Nm a 2500 RPM
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Tanque: 40 litros
Peso do veículo: 1.250 kg
Link da fonte: https://opopular.com.br/economia/sobre-rodas/guepardo-novo-veiculo-off-road-chega-em-setembro-video-1.3050222