Anunciado por R$ 140 mil, novo modelo de Buggy foi apresentado na Feira de Autopeças e Serviços, em Fortaleza (CE)
O Guepardo Duna G300 foi desenvolvido para utilização em passeios em ambiente de difícil circulação, porém sem exigir performance de competição. O modelo incorpora motorização padrão de fábrica do motor EA211 de 4 cilindros e 16 válvulas alcançando 110 cv@5250 RPM e 158 Nm@2500 tipo Flex, com botões de ganho de aceleração de três estágios, câmbio manual de cinco marchas. Ele é ideal para quem quer passear com a família em trilhas e dunas.
Muito além de ser um carro apenas de trilhas, o Guepardo Duna G300 pode ser utilizado também para circulação urbana, uma vez que será devidamente homologado pelo Contran. Desta forma, servirá também como carro principal da família, pois pode ser adquirido com ar-condicionado para maior conforto e segurança.
Os buggies começaram a se popularizar no Brasil na década de 1960 com a ideia de criar veículos leves e ágeis, capazes de percorrer praias e terrenos acidentados. Foram inspirados nos veículos utilizados nas competições do Baja 1000, no deserto da Península da Baixa Califórnia, no México.
O Guepardo Duna, assim como os Guepardos G200 e3 G400 foram idealizados e desenvolvidos por quatro engenheiros que tralharam na Troller, no Ceará. São eles:
1) Moacir Braga, com 25 anos experiência na área automotiva, dos quais, 23 anos na Troller. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará com pós-graduação em Mecânica Automotiva pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo, SP. Liderou equipes de desenvolvimento, validação e homologação de diversos veículos do segmento off-road.
2) Thiago Holanda: Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com com MBA em gerenciamento de projetos, esteve mais de 12 anos na Troller e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha. Foi Troller de 2009 até 2021.
3) Alexandre Frota: Engenheiro elétrico pela UFC, foi contratado pela Troller em 2009. É especializado na integração de sistemas elétricos no veículo. Participou do primeiro T4 Ford/Troller de 2009 e também da modernização do veículo em 2014.
4) Carlos Renato: Engenheiro de Projetos Automotivos com mais de 20 anos no setor, também atuou na modernização do Troller. Especialista no software que é utilizado na indústria automotiva para a execução de projetos. Responsável pelos cálculos estruturais do veículo.
Link da fonte: https://www.dm.com.br/dm-autos/guepardo-duna-g300-e-lancado-para-uso-em-trilhas-dunas-e-como-veiculo-urbano-149701