Já na sua fase conclusiva de testes para entrar na linha de montagem, os engenheiros da montadora cearense Adventures Off Road fazem o ajuste fino na suspensão do Guepardo com testes em terreno de baixa aderência para que o URV (Utility Recreational Vehicle/Veículo Recreativo Utilitário) fique próximo da perfeição para enfrentar os desafios das trilhas. Os amortecedores foram totalmente desenvolvidos em conjunto entre a empresa nacional OffShox e a Adventures Off Road.
Opinião >> Demetrius Tomasi, engenheiro de aplicação da OffShox Amortecedores, esteve na sede da montadora em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza para acompanhar detalhes e ver testes para conferir como anda a performance do veículo off-road que já está surpreendendo os amantes das trilhas fora de estrada. “O desenvolvimento foi feito sempre em conjunto com a equipe da Adventures Off Road: eles nos passaram dados técnicos do veículo, posição de dirigir, curso, peso, intenção da performance e com esses dados projetamos os amortecedores e dimensionamos as molas para a instalação exclusiva no Guepardo”, explica Tomasi.
Segundo o diretor de engenharia da Adventures Off Road, Moacir Braga, foram dois anos de desenvolvimento, já que o foco é na segurança total para quem pilota o veículo e também para os passageiros. “Em sinergia com a OffShox, estamos na fase final para a validação do produto. Os testes foram muito satisfatórios, com muita lama para verificar as condições de utilização. E chegamos a um produto bem equilibrado para a proposta de uso do veículo”. O engenheiro Demetrius Tomasi complementou: “As mudanças feitas, elevaram a performance e os ajustes deixaram o veículo ´copiando´ bem a pista. Ficou bem confortável, o que nos deixou satisfeitos”.
Após a fase final de ajustes, a previsão é que o veículo entre na linha de montagem para atender os vários pedidos até o final de maio, início de junho, segundo o diretor de engenharia da Adventures Off Road, Moacir Braga. “O foco sempre será a segurança em primeiro lugar, antes do veículo ganhar o mundo das trilhas”, garantiu o engenheiro. As reservas continuam a ser feitas pelo site www.adventuresoffroad.com.br
Ficha técnica do Guepardo >> O modelo off-road virá equipado com o motor Volkswagen EA111 1.6, turbo, gasolina com potência de 121 ou 144 cv aos 5.250 rpm. No modo `Predador´, o modelo atinge 166 cv por 10 segundos. O torque é de 18,4 kgf.m; câmbio manual de 5 marchas, tração iintegral 4×4, diferencial dianteiro com bloqueio eletrônico (opcional); diferencial traseiro com bloqueio mecânico; tanque com 60 litros de capacidade; massa de 1.150 kg. Os preços sugeridos são os seguintes: G-200 (2 lugares) R$ 235 mil e G-400 (4 lugares) por R$ 245 mil.
Saiba o que é um URV >> O Guepardo está inaugurando uma nova categoria de veículo: o URV. A sigla significa ´Utility Recreational Vehicle´, do inglês, Veículo Recreativo Utilitário. O URV compete nas categorias SUV, Bugre, UTV e Jipe, embora não emplacado. Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em pisos pavimentados.
Sobre a Offshox >> A OffShox é uma empresa brasileira que veio da OfflLimits Motorsports e da OffLimits Industrial e nasceu como equipe oficial do Chevrole Rally Team. A equipe acumulou conquistas importantes, como cinco vitórias no Rally dos Sertões. (Fotos: divulgação Adventures Off Road / Texto: Comunicação Corporativa Adventures Off Road com André Marinho)
Link da fonte: https://acelerandoporai.com.br/noticias/guepardo-o-urv-feito-no-ceara-entra-na-fase-final-de-testes-com-foco-na-suspensao