Já em sua fase final de testes para entrar na linha de montagem, engenheiros da montadora cearense Adventures Off Road fazem o ajuste fino na suspensão e amortecedores do Guepardo com testes em terreno de baixa aderência para que o URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário) fique próximo da perfeição para enfrentar os desafios das trilhas, até porque a suspensão é a “alma de um veículo off road” (ANDRÉ MARINHO – JORNALISTA)
Os amortecedores foram totalmente desenvolvidos em conjunto entre a empresa nacional OffShox e a Adventures Off Road. Demetrius Tomasi, Engenheiro de Aplicação da OffShox Amortecedores esteve na sede da montadora, em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza para acompanhar detalhes e fazer testes para conferir como está a performance do veículo off road que já está surpreendendo os amantes das trilhas off road.
“O desenvolvimento foi feito sempre em conjunto com a equipe da Adventures Off Road: eles nos passaram dados técnicos do veículo, posição de dirigir, curso, peso, intenção da performance e com esses dados projetamos os amortecedores e dimensionamos as molas para instalação exclusiva no Guepardo”, explica Demetrius Tomasi, que é engenheiro mecânico e tem mais de 30 anos de experiência em off road.
Segundo o diretor de engenharia da Adventures Off Road, Moacir Braga, foram dois anos de desenvolvimento, já que o foco é na segurança total para quem pilota o veículo e também os passageiros. “Existe uma sinergia com a offshox e estamos na fase final para a validação do produto; os testes foram muito satisfatórios, com muita lama, para verificar as condições de utilização como o motorista fará, em ação, e chegamos a um produto bem equilibrado entre performance, custo e desempenho”, afirma o diretor de engenharia Moacir Braga.
O engenheiro mecânico Demetrius Tomasi disse que foi o cenário ideal para os testes, com muita lama. “As mudanças feitas elevaram a performance e os ajustes deixaram o veículo copiando bem a pista e ficou bem confortável, o que nos deixou bem satisfeitos”.
Após a fase final de ajustes, a previsão é que o veículo entre na linha de montagem para atender os vários pedidos até o final de maio, início de junho, segundo o diretor de engenharia da Adventures Off Road, Moacir Braga. “O foco sempre será a segurança em primeiro lugar, antes do veículo ganhar o mundo das trilhas”, garantiu o engenheiro.
SAIBA O QUE É UM URV
O Guepardo está inaugurando uma nova categoria de veículo: URV. A sigla significa (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário). O URV compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não emplacado. Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em terrenos pavimentados.
SAIBA MAIS SOBRE A OFFSHOX
A OffShox é uma empresa brasileira que veio da OfflLimits Motorsports e da OffLimits Industrial e nasceu como equipe oficial do Chevrole Rally Team. A equipe acumulou conquistas importantes, como cinco vitórias no Rally dos Sertões. Mas como necessidade de melhorar a suspensão, havia a importação de amortecedores, mas com isso surgiu a necessidade de fazer um produto nacional e nasceu a OffShox. A fábrica fica em Minas Gerais, na cidade de Contagem.
FICHA TÉCNICA: Guepardo G200 e G400
Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina
Potência: 121 cv a 5250 RPM/Modo SPORT 144 cv a 5.250 rpm/Modo PREDADOR 166 cv a 5.250 rpm (por 10 segundos)
Torque: 181 Nm a 2500 RPM (normal)/Modo econômico 181 Nm a 2.500 rpm/Modo Sport 200 Nm a 2.500 rpm/Modo Predador 220 Nm a 2.500 rpm (por 10 segundos)
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Tração:Integral 4×4, Diferencial Dianteiro com Bloqueio Eletrônico (opcional), Diferencial Traseiro com Bloqueio Mecânico
Tanque: 60 litros (G-200) e 40 litros (G-400)
Peso do veículo: 1.150 kg (G-200) e 1.200 kg (G-400)
Preços: G-200, dois lugares R$ 235 mil/ G-400, quatro lugares R$ 245 mil
SUSPENSÕES
Suspensão Dianteira: Braços duplo A e barra estabilizadora curso útil de 185 mm
Amortecedores Dianteiros: Competição Fxp-272 com 2 molas e 15″ de curso, sendo uma específica para frequências elevadas (conforto)
Suspensão Traseira: Com tensores longitudinais e barra estabilizadora curso útil de 255 mm
Amortecedores Traseiros: Competição Fxp-273 com 2 molas e 12″, sendo uma específica para frequências elevadas (conforto)
Link da fonte: https://guiaautomotivo.com/2024/04/18/guepardo-entra-na-fase-final-de-testes-com-foco-na-suspensao/