Demetrius Tomasi (Offshox) e Moacir Braga (Adventures Off Road) com o Guepardo em testes

Já em sua fase final de testes para entrar na linha de montagem, engenheiros da montadora cearense Adventures Off Road fazem o ajuste fino na suspensão e amortecedores do Guepardo com testes em terreno de baixa aderência para que o URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário) fique próximo da perfeição para enfrentar os desafios das trilhas, até porque a suspensão é a “alma de um veículo off road” (ANDRÉ MARINHO – JORNALISTA)

Guepardo: testes para validação do produto

Os amortecedores foram totalmente desenvolvidos em conjunto entre a empresa nacional OffShox e a Adventures Off Road. Demetrius TomasiEngenheiro de Aplicação da OffShox Amortecedores esteve na sede da montadora, em Maracanaúregião metropolitana de Fortaleza para acompanhar detalhes e fazer testes para conferir como está a performance do veículo off road que já está surpreendendo os amantes das trilhas off road.

Guepardo deve entrar na linha de montagem até junho

“O desenvolvimento foi feito sempre em conjunto com a equipe da Adventures Off Road: eles nos passaram dados técnicos do veículo, posição de dirigir, curso, peso, intenção da performance e com esses dados projetamos os amortecedores e dimensionamos as molas para instalação exclusiva no Guepardo”, explica Demetrius Tomasi, que é engenheiro mecânico e tem mais de 30 anos de experiência em off road.

Guepardo foi desenvolvido por ex engenheiros da Troller

Segundo o diretor de engenharia da Adventures Off Road, Moacir Braga, foram dois anos de desenvolvimento, já que o foco é na segurança total para quem pilota o veículo e também os passageiros. “Existe uma sinergia com a offshox e estamos na fase final para a validação do produto; os testes foram muito satisfatórios, com muita lama, para verificar as condições de utilização como o motorista fará, em ação, e chegamos a um produto bem equilibrado entre performance, custo e desempenho”, afirma o diretor de engenharia Moacir Braga. 

Guepardo tem duas versões: com dois ou quatro lugares

O engenheiro mecânico  Demetrius Tomasi disse que foi o cenário ideal para os testes, com muita lama. “As mudanças feitas elevaram a performance e os ajustes deixaram o veículo copiando bem a pista e ficou bem confortável, o que nos deixou bem satisfeitos”.  

Após a fase final de ajustes, a previsão é que o veículo entre na linha de montagem para atender os vários pedidos até o final de maio, início de junho, segundo o diretor de engenharia da Adventures Off Road, Moacir Braga“O foco sempre será a segurança em primeiro lugar, antes do veículo ganhar o mundo das trilhas”, garantiu o engenheiro.


SAIBA O QUE É UM URV

Guepardo está inaugurando uma nova categoria de veículo: URV. A sigla significa (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário). URV compete nas categorias SUVBuggyUTV e Jipe, embora não emplacado. Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em terrenos pavimentados. 


SAIBA MAIS SOBRE A OFFSHOX

OffShox é uma empresa brasileira que veio da OfflLimits Motorsports e da OffLimits Industrial e nasceu como equipe oficial do Chevrole Rally Team. A equipe acumulou conquistas importantes, como cinco vitórias no Rally dos Sertões. Mas como necessidade de melhorar a suspensão, havia a importação de amortecedores, mas com isso surgiu a necessidade de fazer um produto nacional e nasceu a OffShox. A fábrica fica em Minas Gerais, na cidade de Contagem


FICHA TÉCNICA: Guepardo G200 e G400

Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina
Potência: 121 cv a 5250 RPM/Modo SPORT 144 cv a 5.250 rpm/Modo PREDADOR 166 cv a 5.250 rpm (por 10 segundos)

Torque: 181 Nm a 2500 RPM (normal)/Modo econômico 181 Nm a 2.500 rpm/Modo Sport 200 Nm a 2.500 rpm/Modo Predador 220 Nm a 2.500 rpm (por 10 segundos)
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Tração:Integral 4×4, Diferencial Dianteiro com Bloqueio Eletrônico (opcional), Diferencial Traseiro com Bloqueio Mecânico

Tanque: 60 litros (G-200) e 40 litros (G-400)
Peso do veículo: 1.150 kg (G-200) e 1.200 kg (G-400)

Preços: G-200, dois lugares R$ 235 mil/ G-400, quatro lugares R$ 245 mil 


SUSPENSÕES

Suspensão Dianteira: Braços duplo A e barra estabilizadora curso útil de 185 mm

Amortecedores Dianteiros: Competição Fxp-272 com 2 molas e 15″ de curso, sendo uma específica para frequências elevadas (conforto)

Suspensão Traseira: Com tensores longitudinais e barra estabilizadora curso útil de 255 mm

Amortecedores Traseiros: Competição Fxp-273 com 2 molas e 12″, sendo uma específica para frequências elevadas (conforto)


Link da fonte: https://guiaautomotivo.com/2024/04/18/guepardo-entra-na-fase-final-de-testes-com-foco-na-suspensao/