Guepardo: Nasce uma nova proposta off-road para o mercado brasileiro

GUEPARDO – Novo OFF-ROAD , fabricado no estado do CEARÁ tem previsão de chegada em setembro

Já está na reta final de testes para lançamento do novo veículo off-road brasileiro: o Guepardo. Ele é mais que um UTV. Ele é um URV!
A NOVA MARCA DE VEÍCULOS OFF ROAD DO CEARÁ (Adventures Off Road) que está preparando o novo Guepardo está com novidades que vão acelerar seu lançamento nacional.
Ele virá com opção de 4 ou 2 lugares, e será também o primeiro veículo desse nível a ter como opcional o ar condicionado.

FICHA TÉCNICA

Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina
Potência: 121 cv a 5250 RPM
Torque: 181 Nm a 2500 RPM
Câmbio: manual com 5 marchas + a ré
Tanque: 40 litros
Peso do veículo: 1.250 kg

Quatro experientes ex-engenheiros da montadora Troller fazem parte da equipe que está aprimorando e finalizando o protótipo para testes, tanto no litoral do Ceará, como no interior. E vão fazer testes também em pistas no Interior de Minas Gerais.

A previsão é de que até setembro deste ano os primeiros veículos estejam prontos e início da pré-venda para o público.
Os quatro ex-engenheiros da Troller, Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, acreditam que o mercado desse segmento é muito bom e que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).
Segundo o engenheiro Moacir Braga, “os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo”.

O motor Volkswagen turbo, segundo Moacir Braga, tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo. “A suspensão é a alma de um URV”, explica Moacir.
Moacir tem experiência de 25 anos na área de Engenharia Automotiva, tendo sido o responsável pela Engenharia Veicular, concepção de protótipos, processos de validação e testes na extinta Troller.

Regina Duarte é cotada para ser candidata a prefeita do Rio de Janeiro

MAIS QUE UM UTV: O GUEPARDO É UM URV

Mas o detalhe é que o GUEPARDO É MAIS QUE UM UTV. Ele é um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário).
Segundo o diretor geral e idealizador da nova montadora, Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, “Nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização / transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT.”
O URV compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não emplacado.
Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em terrenos pavimentados.(assista o video abaixo).

[Fonte: GUIA AUTOMOTIVO]

Link da fonte: https://www.edmotors.com.br/2023/07/24/adventures-road-apresenta-novo-off-road-guepardo-fabricado-no-ceara/