Moacir Braga, um dos engenheiros do projeto, destaca alguns dos principais diferenciais do Guepardo, como o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do veículo, a segurança oferecida e o nível de ruído interno reduzido. Ele ressalta que conceitos e práticas comuns na indústria automotiva foram aplicados no desenvolvimento e validação do veículo.

O motor escolhido para o Guepardo é um modelo turbo da Volkswagen (1.6, turbo, gasolina que gera 121 cv a 5250 rpm), que oferece uma curva de torque adequada para a aplicação off-road. Além disso, a suspensão do veículo foi desenvolvida exclusivamente para garantir um desempenho superior nas trilhas. Segundo Moacir Braga, a suspensão é o ponto crucial de um UTV.

Com 25 anos de experiência em engenharia automotiva, Moacir Braga foi responsável pela Engenharia Veicular, concepção de protótipos, processos de validação e testes na extinta Troller. Sua vasta experiência contribui para a qualidade e a inovação do Guepardo.

Clauder Ciarlini, diretor-geral e idealizador da nova montadora Adventures Off-Road, destaca que o Guepardo é um automóvel, enquanto os UTVs são basicamente quadriciclos modificados. O URV (Utility Recreational Vehicle) possui um motor convencional de uso automotivo combinado com uma transmissão manual confiável (manual com 5 marchas mais ré), diferenciando-se dos UTVs disponíveis no mercado, que utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, resultando em ruídos elevados e frequentes quebras de correia.

Embora não seja emplacado para uso em vias públicas, o URV concorre nas categorias SUV, Buggy, UTV e jipe, oferecendo todas as características necessárias para enfrentar terrenos irregulares, além de proporcionar versatilidade para ser utilizado em terrenos pavimentados. Com o lançamento do Guepardo, a indústria brasileira de veículos off-road ganha um competidor nacional de destaque.

Link da fonte: http://planetaoffroad.com/index.php/2023/07/12/guepardo/