Equipe experiente da montadora Troller desenvolve o veículo off-road com opções de 4 e 2 lugares e ar condicionado, prometendo custo-benefício e alta performance.

O Ceará mostra mesmo ser um estado com experiência em veículos para o fora de estrada. Depois da Troller – que mesmo obtendo sucesso no mercado, fechou suas portas por conta da saída da Ford no Brasil – a vez agora é da Adventures Off Road.

A montadora cearense está preparando o novo Guepardo um URV, sigla que vem de “Utility Recreational Vehicle”, em tradução livre para o português, veículo utilitário de recreação. Ele virá com opção de 4 ou 2 lugares, e será também o primeiro veículo desse nível a ter ar condicionado.

Equipe responsável possui larga experiência

Quatro experientes engenheiros que trabalharam para a montadora Troller fazem parte da equipe que está aprimorando e finalizando o protótipo para testes, tanto no litoral do Ceará, como no interior.

E vão fazer testes também em pistas no interior de Minas Gerais. A previsão é de que até setembro deste ano os primeiros veículos estejam prontos e início público da pré-venda.

A aposta destaca qualidade, segurança e desempenho

Os responsáveis pelo projeto, Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, acreditam que o mercado desse segmento é ótimo. 

Para eles, o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).

UTV Guepardo foi desenvolvido por ex-engenheiros da Troller

Custo-benefício são pontos altos

Segundo o engenheiro Moacir Braga, “os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo”.

Suspensão é parte fundamental 

O motor Volkswagen turbo, segundo Moacir Braga, tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo. “A suspensão é a alma de um URV”, explica Moacir.

Moacir tem experiência de 25 anos na área de engenharia automotiva, tendo sido o responsável pela Engenharia Veicular, concepção de protótipos, processos de validação e testes na extinta Troller.

Guepardo vai além e cumpre bem o papel 

Segundo o diretor-geral e idealizador da nova montadora, Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, “o veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização e transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual”.

Conjunto mecânico é o mais apropriado

E continua, “já o conjunto utilizado nos UTVs do mercado usam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT.”, finaliza.

Versatilidade para competições

O URV compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e jipe, embora não emplacado. Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em terrenos pavimentados.

 FICHA TÉCNICA

Motor: EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina

Potência: 121 cv a 5250 RPM

Torque: 181 Nm a 2500 RPM

Câmbio: manual com 5 marchas + a ré

Tanque: 40 litros

Peso do veículo: 1.250 kg

Link da fonte: https://www.otempo.com.br/autotempo/ex-engenheiros-da-troller-criam-o-guepardo-um-utv-brasileiro-feito-no-ceara-1.3016884