A ´Adventures Off Road´, uma nova marca de veículos off road do Ceará, está finalizando um projeto de um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário) para lançá-lo, em breve, no mercado brasileiro. Trata-se do ´Guepardo´, uma máquina apropriada para a prática do ´fora de estrada´, só que, com um pouco mais de conforto que um UTV convencional. O fabricante destaca que um dos diferenciais do Guepardo será, por exemplo, o sistema de ar-condicionado, detalhe inédito no segmento. De acordo com as primeiras informações da Adventures Off Road, o cearense Guepardo sairá com opções de dois ou quatro lugares, possibilitando a prática de trilhas em família ou com os amigos, sem esquecer que o modelo também será uma opção de veículo a ser utilizado no agronegócio, dada a sua capacidade de trafegar em todos os tipos de terrenos.

Ficha técnica >> Em fase final de homologação, o projeto do Guepardo já antecipa todo o seu esquema de engenharia. O modelo será equipado com um motor Volkswagen EA111 1.6 turbo, 4 cilindros, alimentado com gasolina. A unidade entrega 121 cv de força aos 5.250 rpm, torque de 18,4 kgf.m (aos 2500 rpm), tudo administrado por um câmbio manual de 5 marchas + ré. O tanque terá capacidade para 40 litros e a massa total do Guepardo será de 1.250 kg.

Time que entende do ramo >> A equipe de frente desse interessante projeto da Adventures Off Road é formada por quatro experientes engenheiros que integraram o ´staff´ da montadora Troller, empresa também de origem cearense e que tornou-se subsidiária da Ford. O grupo está aprimorando e finalizando o protótipo para testes que serão feitos no Ceará e também no interior de Minas Gerais. A previsão é de que até setembro deste ano os primeiros veículos estejam prontos e a pré-venda para o público já seja iniciada. Os quatro engenheiros da Guepardo (Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato) acreditam que o mercado desse segmento é muito bom e que o lançamento vai surpreender pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista que o que existe hoje à venda são os importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá). Segundo o engenheiro Moacir Braga, os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade, a segurança, os equipamentos disponíveis e o reduzido nível de ruído interno. “Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo. O motor Volkswagen turbo tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão – que é a alma de um URV – foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo”, destaca Moacir, que tem 25 anos de experiência na área de Engenharia Automotiva, tendo sido o responsável pela Engenharia Veicular, concepção de protótipos, processos de validação e testes na extinta Troller.

Mais que um UTV, um ´URV´ >> Segundo Clauder Ciarlini, diretor geral e idealizador da nova montadora Adventures Off-Road, a concepção do URV Guepardo é mais completa que a de um UTV. “Nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. O ´trem de força´ do URV é composto com um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado, utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia do câmbio CVT”, ressalta Ciarlini. O URV compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não emplacado. Ele possui todas as características de um veículo off road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em vias pavimentadas.

Conheça os ex-engenheiros da Troller >> 1) Moacir Braga tem 25 anos experiência na área automotiva, dos quais, 23 anos passados na Troller. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará com pós-graduação em Mecânica Automotiva pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), em São Bernardo do Campo (SP), liderou equipes de desenvolvimento, validação e homologação de diversos veículos do segmento off-road.

2) Thiago Holanda: formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com MBA em gerenciamento de projetos, esteve por mais de 12 anos na Troller e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha. Trabalhou na Troller de 2009 até 2021.

3) Alexandre Frota: engenheiro elétrico pela UFC, foi contratado pela Troller em 2009. É especializado na integração de sistemas elétricos no veículo. Participou do primeiro modelo T4 Ford/Troller de 2009 e também da modernização do veículo em 2014.

4) Carlos Renato: engenheiro de Projetos Automotivos com mais de 20 anos no setor, também atuou na modernização do Troller. Especialista no software que é utilizado na indústria automotiva para a execução de projetos. É o responsável pelos cálculos estruturais do veículo. (Imagens: divulgação Adventures Off Road / Os direitos autorais de divulgação das imagens e conteúdo de texto dessa matéria são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Adventures Off Road e do seu time de comunicação com André Marinho / Instagram: @acelerandoporai.com.br)

Link da fonte: http://acelerandoporai.com.br/noticias/muito-mais-que-um-utv-o-urv-guepardo-e-o-novo-veiculo-off-road-que-sera-fabricado-no-ceara